Nossa jornada começa pelo lugar onde boa parte da tecnologia que você está utilizando agora, num computador, tablet ou smartphone, foi cariada por mentes ocupadíssimas concentradas no norte da Califórnia, próximo a San Francisco. Capital dos geeks, gays, hippies e muita gente boa, essa cidade conecta-se com a meca do cinema e do glamour, Los Angeles, pela belíssima Highway.
A costa da Califórnia é o ponto de partida perfeito para conhecer alguns dos mais espetaculares parques nacionais (outra invenção americana) do mundo: são árvores gigantescas (Sequóia), a mãe de todos os abismos (Grand Canyon) e o sonho de todo montanhista (Yosemite). Um pouco mais a oeste, no estado do Colorado, estão algumas das pistas de esqui favoritas dos brasileiros, em Vail eAspen, com sua infraestrutura perfeita e muita comodidade, algo que também se encontra com fartura em Las Vegas, cidade dos excessos, dos jogos e de shows de produção impecável. Ao norte o visitante poderá conhecer uma das maiores concentrações de gêiseres do planeta, acompanhada por uma fauna espetacular, no Parque Nacional de Yellowstone.Rumo ao leste, até o menos consumista dos seres se rende aos preços e ofertas dos malls e outlets de Miami, antes de dar um alô para o Mickey ou se esgoelar nos delirantes parques de Orlando, cujo time de basquete só poderia ser conhecido como ‘Magic’. Um pouco mais ao norte, Nova York é a capital do mundo, com cada esquina lembrando alguma cena de filme e com cada peça de museu trazendo reminiscências das aulas de história. Do alto do Empire State Building ou dos ferries do rio Hudson, esse é skyline urbano defintivo. Descubra convidativos clubes de blues em Chicago, ouça o melhor do jazz em Saint Louis, conheça a gênese do país mais rico do mundo na Filadélfia, visite o mítico Fenway Park de Boston ou se esbalde nas festas do Mardi Gras de Nova Orleans. E, se sobrar fôlego - e com certeza vai, visite o centro do poder global em Washington, onde encontram-se alguns dos melhores museus do planeta, entre eles o Smithsonian e o da National Geographic Society.E para quem acha que é só isso, veja como as ondas do mar e o fogo das entranhas da terra formaram o arquipélago do Havaí, enquanto que, em algum lugar esquecido do Alasca, testemunhe um dos mais belos espetáculos da natureza, a aurora boreal.
Do espírito do Aloha aos cowboys do oeste, de bares chiquetérrimos em Manhattan a um home-run da liga de beisebol, esse é o mundo que você acostumou-se a ver em revistas, websites e TVs, mas tudo agora está ao vivo. Existem muitas Américas, uma certamente cairá no seu gosto.
Historia
Estados Unidos da América é um país localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte. O nome desse país é também expresso a partir de siglas como USA, US e EUA. Os Estados Unidos são divididos em 50 Estados.
Nova Iorque, o maior centro urbano dos Estados Unidos.
O território dos Estados Unidos limita-se ao norte, com o Canadá; ao sul, com o México; a oeste, com o oceano Pacífico; e a leste, com o oceano Atlântico.
O país é o terceiro mais populoso do mundo, superado somente pela China (1,3 bilhão) e Índia (1,1 bilhão). A população estadunidense é de aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, distribuídos em um dos maiores países do mundo, ocupando uma área de 9 363 520 km².
Em razão da sua extensão territorial, há uma variedade de paisagens no país, das quais podemos citar: floretas temperadas, pantanais, planícies, montanhas rochosas, desertos, florestas húmidas, regiões árticas e ilhas vulcânicas.
O seu tamanho faz com que o país apresente uma grande variedade de climas, entre os principais: subtropical, polar, mediterrâneo e temperado.
Etnicamente, a população dos Estados Unidos é constituída por alemães, irlandeses, ingleses, italianos, escandinavos, poloneses, franceses, hispânicos, africanos e asiáticos.
Os Estados Unidos possuem a principal economia do mundo, a sua moeda é forte e é usada como referência para demonstrar dados econômicos, por exemplo.
O subsolo do país abriga uma grande riqueza em minérios, como ouro, petróleo, carvão e urânio. Na agricultura, apresenta como um dos mais desenvolvidos do mundo, sendo grande produtor de milho, trigo, açúcar e tabaco. Na indústria o país também se destaca, uma vez que seu parque industrial é bastante diversificado, atuando na produção de base e no desenvolvimento de tecnologia de ponta. Os principais produtos industrializados são automóveis, aviões e produtos eletrônicos. Mas o setor da economia que mais emprega a população economicamente ativa (PEA) no país é o de serviços, ou seja, terciário.
Informações gerais
Nome: Estados Unidos da América.
Brasão:
Gentílico: estadunidense, ianque, norte-americano e americano.
Capital: Washington.
Língua oficial: inglês.
PIB (Produto Interno Bruto): 14,02 trilhões de dólares.
Renda per capita: 46.272 dólares.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,902 (muito alto).
Esperança de vida: 78 anos.
Mortalidade infantil: 6,37/ mil nasc.
Alfabetização: 99%.
Moeda: dólar americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário